A vida financeira dos brasileiros, em muitos casos, se assemelha a um quebra-cabeça complexo, e o pagamento do 13º salário pode ser a peça crucial que faltava para os colaboradores conseguirem organizar suas finanças. Isso porque, esse valor extra que entra na conta pode ser a chave para sair do maior mal que persegue os brasileiros: o endividamento.
A cada 5 famílias, 1 indica que não consegue pagar as dívidas em dia. É o que relata a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Inclusive, em abril de 2023, 78,3% dos núcleos familiares do país tinham dívidas. Em 2022, a média total foi de 77,9%, valor recorde desde que o levantamento começou a ser feito pela confederação, em 2011.
Estar com a conta no vermelho não afeta somente a vida pessoal do colaborador, mas, em muitos casos, esse problema ecoa ao chegar na empresa também, pois as preocupações com as dívidas podem desencadear complicações, como insônia, alteração de humor, estresse, baixa produtividade e capacidade de concentração no ambiente de trabalho. E segundo um estudo realizado no Reino Unido, colaboradores endividados ou com preocupações relacionadas ao dinheiro produzem, em média, 15% a menos do que os demais.
Mas a boa notícia é que o RH pode ajudá-los a sair do vermelho, construírem uma boa relação com o dinheiro e, consequentemente, aliviar a pressão no bolso e elevar o bem-estar. A Social Consultoria selecionou três dicas rápidas e inteligentes que podem ajudar o seu colaborador a fazer as escolhas certas com o 13º salário. Confira:
- Planejamento Financeiro
Primeiro, o colaborador precisa entender quais dívidas ele possui. Se em seu orçamento aparecem dívidas de empréstimo, financiamentos, cheque especial, cartão de crédito ou qualquer outra mensalidade em atraso, o benefício pode ser um grande auxiliador para quitar dívidas e sair de vez do vermelho.
- Priorize as dívidas mais caras
É recomendado que, aqueles que desejam ter o controle da sua vida financeira, devam começar a priorizar quitar as dívidas que possuem as taxas de juros mais altas, isso porque, esse grande vilão das dívidas, encarece ainda mais com o tempo, e a quitação ou adiantamento de parcela pode produzir alívio na carteira. Se for possível e couber no orçamento, aos que possuem dívidas parceladas, optem por adiantar as parcelas.
- Zero dívidas, o que fazer?
Aos colaboradores que não possuem dívidas, pendências ou empréstimos a pagar, a solução não é gastar tudo em compras e festas de fim do ano. Uma possibilidade inteligente é investir o valor visando o futuro. Já que investimentos de baixo risco podem ajudar a aumentar o patrimônio, enquanto a reserva de emergência proporciona segurança financeira em momentos inesperados.
O RH tem um papel crucial para ajudar seus colaboradores a organizarem suas finanças. E ao promover esta saúde financeira, a empresa contribui para o bem-estar pessoal do colaborador, e também para sua produtividade e satisfação no trabalho.
Contudo, sabemos que conscientizar diversos colaboradores, ao redor de todo o Brasil, é um trabalho árduo e que necessita de estratégia para alcançar a todos.
Para isso, o RH pode contar com a Social Consultoria, uma especialista em serviço social, que desenvolve ações e soluções de acordo com a cultura e necessidade de cada empresa. Há mais de 25 anos no setor, possui uma equipe multidisciplinar empenhada em assessorar empresas e contribuir para o crescimento da mesma e dos seus colaboradores, contando com especialistas para orientação financeira, revisão e adequação do orçamento Doméstico.
A Social Consultoria dispõe de Palestras e Webinars estratégicos para auxiliar o RH a conscientizar, orientar e ensinar os colaboradores a como planejar e organizar suas vidas financeiras para alcançarem a tão sonhada estabilidade.