Na maior parte do tempo, os brasileiros enfrentam desafios financeiros que os impedem de alcançar seus objetivos. Uma hora chegam as dívidas e muitos não conseguem ter o controle necessário para conciliar as contas que chegam, a fatura do cartão, a compra do mês… E é aí que as crises de ansiedade batem, o desespero de não conseguir pagar a escola do filho, ou o gás do mês. Infelizmente isso impacta a produtividade no trabalho e o desempenho de toda a equipe. É por esse motivo que a educação financeira nas empresas se faz necessária, especialmente nos dias de hoje.
Você sabe o que é educação financeira?
De acordo com a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), é o modo no qual uma pessoa aprimora a sua compreensão quando se trata do dinheiro e dos produtos com informação, formação e orientação. É muito mais do que entender o conceito e cortar os gastos necessários, ou juntar dinheiro. Trata-se de um meio de entender quais são suas prioridades financeiras para manter suas finanças em equilíbrio. Quando o indivíduo aprende a analisar os riscos e os benefícios do uso adequado do dinheiro, sua consciência sobre utilizá-lo de modo coerente se torna um hábito natural.
E qual é a importância da educação financeira nas empresas?
Colaboradores que compreendem solidamente suas finanças pessoais automaticamente se tornam menos estressados financeiramente e isso também impacta na sua saúde mental e no seu desempenho no ambiente de trabalho. Quando a educação financeira é oferecida aos colaboradores, a empresa disponibiliza assistência para que o seu colaborador não caia no endividamento e na má gestão do seu dinheiro. Mais do que isso, a empresa soma em seu pacote de benefícios, o que a torna mais chamativa para o mercado. Além disso, a implementação de um programa de apoio que inclui educação financeira pode melhorar significativamente o bem-estar dos colaboradores.
Como implementar a educação financeira na sua empresa?
Implementar este processo na sua empresa é uma estratégia que traz benefícios incontáveis tanto para os seus colaboradores quanto para sua organização. Primeiramente, realize uma pesquisa para averiguar o nível de conhecimento financeiro e as principais preocupações do colaborador. A partir daí, será possível criar um programa estruturado que aborde assuntos cruciais para eles, como orçamento, economia, investimentos, créditos, dívidas. O programa precisa se adequar às necessidades identificadas na pesquisa feita. Além disso, organize palestras e webinars conduzidos por especialistas financeiros, forneça recursos e materiais educativos, incorpore a educação financeira nos benefícios corporativos e promova atividades regulares.
A gestão de equipe deve estar envolvida no desenvolvimento dessas estratégias, garantindo que os líderes estejam preparados para apoiar seus times nessa jornada. A educação financeira não apenas contribui para o equilíbrio financeiro dos colaboradores, mas também para a criação de uma cultura organizacional sólida e sustentável, onde a liderança desempenha um papel fundamental. O RH pode atuar como um facilitador nesse processo, integrando a educação financeira aos programas de bem-estar da empresa e monitorando os resultados para ajustes contínuos.
O papel da Social Consultoria nessa jornada
Para contribuir com o assunto abordado, a Social Consultoria oferece uma ampla variedade de palestras e webinars focados em temas essenciais para o bem-estar financeiro e emocional dos colaboradores. Nossos especialistas abordam questões como Inteligência Emocional, Saúde Mental, Gestão do Tempo, Educação Financeira e Gestão de Equipes e Liderança, proporcionando insights valiosos e estratégias práticas para lidar com essas questões no ambiente de trabalho. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos personalizar essas palestras e webinars de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.