No dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, e se faz necessário aproveitar essa data para alertar e conscientizar a todos sobre os malefícios que as drogas e o álcool estão causando não só ao corpo, mas a saúde mental e às relações interpessoais.
O cenário de crise e Pandemia contribuiu de forma significativa para o aumento do uso de bebidas alcoólicas, apresentando estatísticas alarmantes
Em 2013, a OMS incluiu o consumo de álcool no Plano de Ação Global para Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis de 2013 – 2020 (OMS, 2013), sendo este um dos nove principais fatores de risco.
O documento estabeleceu a redução do uso nocivo de álcool em 10% até 2025 como meta.
No cenário organizacional, essa realidade tem forte impacto no absenteísmo, afastamentos e ausências, prejuízo das condições laborais, alta sinistralidade médica, desligamentos e acidentes de trabalho, tornando a jornada de trabalho uma atividade de alto risco para o colaborador e empresa.
Essa realidade impacta e afeta cerca de 30% dos colaboradores, segundo profissionais da área, aumentando em até 05 vezes a chance de um acidente de trabalho, e ainda é responsável por 50% do absenteísmo, licenças médicas e aumento nos custos com rotatividade segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fique atento nos sinais mais comuns e frequentes mapeados nos colaboradores com problemas devido ao uso abusivo de álcool.
– Queda de produtividade, faltas frequentes, relações interpessoais conflituosas, problemas, saídas constantes da área de trabalho, atrasos rotineiros, entre outros.
A importância das ações de prevenção e diminuição do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, é uma necessidade urgente a todas stakeholders da organização, ao setor de saúde pública e aos cidadãos.
Importante encarar esse período como uma oportunidade para refletir sobre as mudanças que queremos no futuro próximo, em um momento em que a saúde se tornou o foco de atenção e preocupações.
Faça parte desse movimento, contribua para atingirmos a meta da Organização mundial da saúde, e invista na saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores, investindo na construção de uma sociedade mais saudável em todas as esferas.