1 – Distribuição de antirretrovirais
O Brasil distribui todos os medicamentos ARV (antirretrovirais) gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Eles atuam inibindo a reprodução do HIV no corpo, de modo que podem impedir o enfraquecimento do sistema imunológico.
2 – Diagnóstico e tratamento
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento para todas as pessoas que vivem com HIV (PVHIV), independente da carga viral. Além de fornecer o serviço social, coleta de exames e testagem, a Central de Atendimento ao Profissional em HIV/AIDS também oferece atendimento médico, de enfermagem e psicológico.
3 – Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
Um novo método de prevenção da infecção pelo HIV, consiste em tomar um comprimido todos os dias, permitindo preparar o corpo para um possível contato com o HIV, ou seja, a pessoa se prepara antes de ter relação sexual com risco de infecção pelo HIV. Esse método de profilaxia é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
4 – Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir as infecções do HIV. Por se tratar de uma emergência médica, deve ser iniciada a medicação o mais rápido possível – de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e dentro de 72 horas no máximo. A duração do PEP é de 28 dias e a pessoa deve estar acompanhada pela equipe de saúde.