O diabetes é uma doença metabólica crônica causada pela falta de insulina no organismo ou pela incapacidade do pâncreas de produzir esse hormônio, levando à hiperglicemia, ou seja, níveis elevados de açúcar no sangue.

O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes, campanha que visa conscientizar a população sobre como prevenir a doença e a importância do controle glicêmico dos portadores dessa síndrome.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 16 milhões de pessoas no Brasil possuem a doença, e estima-se que cerca de 422 milhões de pessoas no mundo sofram com a doença. Separamos os principais sintomas e modos de prevenção para você ficar atento!

Sintomas e diagnóstico

Na maioria dos casos, os pacientes diabéticos permanecem assintomáticos, mas às vezes podem apresentar sintomas como fadiga, sede e excesso de urina. O diabetes é diagnosticado por meio de testes de glicose no sangue em jejum ou hemoglobina glicosilada. Se o resultado for: glicemia de jejum ≥ 126 mg / dL e glicemia de jejum> 6,5, é confirmado como diabetes.

Prevenção

As pessoas que buscam uma vida prolongada, e assim, mais saudável, necessitam entender como prevenir o diabetes. Embora a doença tenha um forte componente genético e não possa ser totalmente prevenida, o estilo de vida é o gatilho para seu desenvolvimento. Portanto, você pode tomar certas medidas para prevenir esta doença, reduzindo o risco de diabetes em si ou a velocidade de seu desenvolvimento. Confira abaixo:

Alimentação saudável

Ao contrário da crença popular, a saúde alimentar é muito mais do que evitar doces, incluindo as seguintes medidas: Coma alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais diariamente, e dê preferência a fontes magras de proteína, com baixo teor de gordura e evite consumir excessivamente alimentos com carboidratos processados, dê preferência a grãos inteiros, realize refeições pequenas durante o dia e não pare de comer por muito tempo, porque o jejum intermitente pode causar doenças.

Exercícios físicos regulares

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% dos casos de diabetes são causados pela falta de atividade física, pois o sedentarismo contribui para fatores como obesidade, hipertensão e desequilíbrio do colesterol, que também contribuem para o desenvolvimento da doença.

Portanto, para prevenir o diabetes tipo 2, a Organização Mundial da Saúde recomenda exercícios regulares ao longo da vida. Para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade, recomenda-se um mínimo de 60 minutos de exercício por dia. Para adultos, um mínimo de 150 minutos de exercícios por semana é equivalente a exercícios 5 vezes por semana durante meia hora de cada vez.

Restrição de álcool e cigarro

Embora o vinho tinto seja conhecido por suas propriedades antioxidantes que podem prevenir o diabetes, alguns estudos relacionaram o consumo de álcool ao aumento dos riscos desta e de outras doenças, incluindo hipertensão e problemas cardiovasculares.

Além disso, as bebidas alcoólicas costumam ser ricas em calorias, o que favorece o acúmulo de peso. Portanto, é recomendável limitar o consumo de álcool, até mesmo vinho tinto, e separar essas bebidas para ocasiões especiais.

Por outro lado, além de inútil, fumar também aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 30% a 40%, promove ganho de peso, aumenta os níveis de cortisol e estimula a formação de radicais livres. Além disso, a nicotina afeta diretamente a secreção de insulina e impede a atividade das células pancreáticas.

Tratamento no SUS

Foi aprovada uma lei estabelecendo uma nova Política Nacional de Prevenção e Assistência Integral ao Diabetes no Brasil. A regra é derivada da Lei 6.754 / 13, aprovada pela Câmara dos Deputados. O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo tratamento do diabetes e dos problemas causados pela doença.