Em 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo da data é agradecer aos doadores de sangue por suas ações e tentar conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

O mês de novembro foi escolhido porque antecede um período de baixos estoques nos bancos de sangue. A proximidade de feriados, datas de final de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados tornam este dia especialmente importante para a promoção da solidariedade e da doação regular, independentemente do conhecimento dos pacientes que necessitam de transfusões de sangue.

Importância da doação de sangue

A importância do sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamento e intervenção de emergência. Ele pode ajudar pacientes com doenças potencialmente fatais e melhorar cirurgias complexas e procedimentos médicos.

O sangue ainda é muito importante para a intervenção de feridos em várias emergências (acidentes, desastres naturais, conflitos armados, etc.) e desempenha um papel importante no cuidado materno e neonatal.

O acesso ao sangue seguro continua sendo privilégio de poucos. A maioria dos países de renda baixa e média está lutando para fornecer sangue seguro devido à pequena quantidade de sangue doado e à escassez de equipamentos de teste. Em todo o mundo, o sangue coletado é maior em países de alta renda, sendo 42%, e a população desses países representa apenas 16% da população mundial.

Como doar sangue?

Para doar sangue, basta procurar uma unidade de coleta de sangue, como um hemocentro, para verificar se você atende aos requisitos necessários para doação de sangue. Há alguns impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. Quanto ao resto, basta estar cheio de vontade de ajudar os outros.

Requisitos para doar sangue

● Ter boa saúde e ter entre 18 e 67 anos;
● Não ter recebido sangue ou plasma há menos de 12 meses;
● Não ter diabetes ou doenças cardíacas;
● Dormiu pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
● Documento de identidade com foto;
● Não ter doado sangue há pelo menos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
● Não estar amamentando, grávida e aguardando até o terceiro mês após o parto para fazer a doação;
● Não estar com gripe intensa ou febre nos últimos sete dias;
● Não ter extraído um dente há menos de sete dias;
● Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem há menos de 12 meses;
● Não ter ingerido álcool quatro horas antes da doação;
● Não esteja jejuando. Evite apenas alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação;
● Pesar pelo menos 55 kg;
● Não ter sido submetido a cirurgia de grande porte há menos de 6 meses e cirurgia de pequeno porte há menos de 3 meses;
● Não ter tido comportamento de risco para infecção pelo HIV ou uso de drogas injetáveis ilícitas.