Comemorado todos os anos pela comunidade, o Dia Nacional dos Surdos tem como objetivo promover a reflexão, debate sobre os direitos e a luta pela inclusão na sociedade.
A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.
Quando algo não vai bem durante esse processo, é identificada essa dificuldade e seu grau de intensidade: ligeira, média, severa, profunda e cofose, que é quando o indivíduo perde por completo a percepção dos sons.
A prevenção começa desde o nascimento, com o “teste da orelinha”. As consultas com um especialista vão desde a infância, até a fase adulta. É importante ter cuidado também com objetos pontiagudos, que podem causar lesões quando introduzidos nos ouvidos.
No ambiente de trabalho, é indispensável o uso de equipamentos de proteção para trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais provocados pelo ruído.
É possível também realizar o tratamento, reabilitação auditiva e até mesmo a liberação de aparelhos auditivos pelo Sistema Único de Saúde. Isso mesmo!
Através do acompanhamento médico nas Unidades Básicas, você pode ser encaminhado para todas essas etapas.
Saiba mais clicando aqui ou entrando em contato com um de nossos especialistas via Whatsapp.