O que é Seguridade Social?

A Seguridade Social é um conjunto de ações e iniciativas dos Poderes Públicos que tem por objetivo assegurar a todos os brasileiros proteção econômica e promover o bem-estar social. Isto é, visa garantir uma rede de proteção para os indivíduos ao longo de suas vidas, especialmente em momentos de necessidade, como doença, incapacidade ou velhice. Para isso, a Seguridade Social estabelece três pilares básicos e essenciais, sendo eles:

Seguro Social: benefícios pagos aos trabalhadores e suas famílias em caso de aposentadoria, invalidez, morte ou desemprego;

Assistência Social: programas voltados para fornecer assistência financeira a pessoas em situação de vulnerabilidade, como portadores de alguma deficiência, famílias de baixa renda ou idosos;

Saúde: direito a serviços de saúde e benefícios relacionados à saúde, como cobertura de despesas médicas e hospitalares.

 

Seguridade Social e o colaborador: o que proporciona?

Previdência Social: ao contribuir regularmente para programas de previdência social ao longo da sua carreira, o colaborador acumula benefícios que serão pagos na forma de aposentadoria;

Assistência Médica: o colaborador possui acesso a serviços médicos e hospitalares essenciais;

Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez: ao ser acometido por alguma invalidez que o impeça de trabalhar ou o desemprego involuntário, o colaborador é beneficiado com seguro-desemprego ou assistência por invalidez;

Benefícios Familiares: além dos benefícios para si mesmo, o colaborador pode ser elegível para benefícios adicionais que alcançam sua família.

Já as empresas, têm um papel importante no sistema de Seguridade Social já que são as responsáveis em contribuir financeiramente para a execução do programa que garante auxílio aos colaboradores. E há 4 maneiras pelas quais as empresas são impactadas pela Seguridade Social:

Contribuições Previdenciárias: as empresas têm a responsabilidade de recolher as contribuições previdenciárias dos colaboradores e repassá-las aos órgãos competentes;

Saúde e Segurança do Trabalho: as empresas também têm obrigações relacionadas à saúde e segurança do trabalho, visando proteger a integridade física e mental de seus colaboradores;

Reintegração ao Trabalho: em casos de afastamento por doença ou acidente, as empresas têm a responsabilidade de auxiliar na reintegração dos colaboradores ao trabalho;

Responsabilidade Social: além das obrigações legais, as empresas podem adotar práticas de responsabilidade social corporativa, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e da comunidade em geral.

Sendo assim, entendemos que a Seguridade Social trabalha para garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e, a empresa que cumpre e assegura as ações e direitos dos colaboradores, contribui para a estabilidade financeira e o bem-estar do mesmo.

E para proporcionar o bom funcionamento disso, o RH pode contar com o auxílio da Social Consultoria, que possui o Núcleo de Gerenciamento Previdenciário que tem como objetivo gerenciar os afastamentos, contando com Especialistas com expertise e atualização constante em Legislação de Benefícios Previdenciários.

A Social proporciona apoio à empresa com informações e indicadores para análise e tomada de decisão, possibilitando o desenvolvimento de estratégia para redução dos casos de afastamentos, e de custos com atrasos e erros no processo de protocolo do benefício junto ao INSS; levantamento e contenção do limbo previdenciário; notificação dos casos de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e levantamento dos casos inclusos no Fator Acidentário Previdenciário (FAP).

Nossa equipe especializada está pronta para oferecer soluções conforme as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo e descubra de que forma podemos ajudar.