Os sintomas destas síndromes são bem semelhantes e muito recorrentes no ambiente corporativo. Entretanto, elas possuem características individuais, olha só:
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma síndrome que inclui sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, bem como dificuldades para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento. Essa síndrome é constituída por um grupo de doenças conhecidas: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dentre outras.
DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ou também conhecida como síndrome dos movimentos repetitivos. Ela é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada, jornada de trabalho excessiva e estresse.
Principais causas e sintomas
Postura incorreta, repetições de movimentos e ausência de pausa ou descanso, estão na lista de causas. Fatores psicológicos como ansiedade, depressão, também entram nela.
Os sintomas são perceptíveis, atente-se em sinais como: dor localizada, formigamentos, perda funcional, paralisa e inchaço local.
Como evitar essas lesões?
Hábitos são fundamentais quando falamos em rotina de trabalho.
Confira as dicas que podem ajudar a evitar essas lesões e construir uma rotina de trabalho mais saudável:
✓ A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;
✓ A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
✓ Beba água regularmente ao longo do dia;
✓ Mantenha uma postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira;
✓ Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
✓ Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
✓ Procure um médico especialista para realizar exames e o acompanhamento adequado.