Infelizmente, o luto é uma fase da vida que em algum momento todos irão passar. O luto pode impactar significativamente o desempenho e o bem-estar dos colaboradores, afetando não apenas a produtividade, mas também o ambiente de trabalho. É essencial que as empresas estejam preparadas para oferecer suporte psicológico adequado durante esses períodos. A forma como cada indivíduo experimenta o luto e sua intensidade estão intimamente relacionadas com a conexão pessoal e a proximidade com aqueles que partem. Em 19 de junho, foi marcado o Dia Nacional do Luto, e isso traz a atenção do RH para a necessidade de as empresas zelarem pela saúde mental dos seus colaboradores, ainda mais nos dias de hoje em que tragédias como as do Rio Grande do Sul aconteceram.
Como acolher funcionários que estão sofrendo com o luto?
Além do que está estabelecido em lei no Artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que garante ao trabalhador o direito de se ausentar do trabalho por dois dias consecutivos em caso de falecimento de um familiar, é importante que as empresas ofereçam apoio psicológico para os seus colaboradores. Mesmo com o trabalho remoto, é possível organizar rodas de conversas virtuais relacionadas às preocupações que surgiram neste período, incluindo a questão do luto. Demonstrar empatia é fundamental, pois assim a organização mostra que o colaborador não é apenas um número, mas sim peça fundamental da empresa.
A tolerância, empatia, flexibilidade e comunicação eficiente são habilidades essenciais para que se crie uma cultura organizacional sensível e aberta para que as pessoas possam expressar o que sentem sem qualquer medo de repreensão. Quanto mais acolhido o profissional se sentir nesse momento tão difícil para ele, mais rápido ele se sentirá apto a retomar o trabalho.
Quais as estratégias implementar neste momento?
Existem inúmeras estratégias que o RH pode adotar nesta situação. A primeira é, sem dúvidas, oferecer escuta ativa, livre de julgamentos ou preocupações sobre quando o colaborador irá se sentir apto para retomar suas atividades. Reconhecer esse momento de vulnerabilidade do profissional e reparar em como ele vivencia a dor é algo a ser observado. Em momentos difíceis, é fundamental contar com a orientação de um profissional especializado. Portanto, a empresa pode ser um apoio crucial para os colaboradores em luto, proporcionando o acesso aos cuidados psicológicos indispensáveis.
Além disso, a organização pode buscar promover programas de acolhimento e de apoio psicológico ao colaborador, como o EAP e PAP. Também pode ser considerado elaborar materiais informativos em parceria com psicólogos sobre a temática e disponibilizá-los para os colaboradores. Oferecer atendimento psicológico para preservar a saúde mental e emocional dos enlutados deve sim ser prioridade das empresas.
Como a Social Consultoria pode auxiliar?
Na Social Consultoria, estamos preparados para ajudar sua empresa a implementar essas estratégias de forma eficaz. Oferecemos serviços/programas e uma gama de palestras, workshops e webinars focados no bem-estar emocional, gestão de equipe e na gestão de crises, incluindo:
- Inteligência Emocional
- Saúde Mental
- Gestão de Equipes e Liderança
- Programa de Apoio Psicológico (PAP)
- Programa de Apoio ao Colaborador (EAP)
- Gerenciamento de Crise
Nossos especialistas em assistência social e psicologia estão prontos para apoiar sua empresa e seus colaboradores com intervenções personalizadas e contínuas. Através dessa interação, fornecemos informações úteis que ajudam as empresas a planejar quais benefícios adicionais podem complementar para a segurança e retomada da vida de seus colaboradores.
Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a oferecer suporte psicológico e social eficaz e promover o bem-estar dos colaboradores, visite nosso site.