Os homens brasileiros não se comportam como as mulheres, que vão aos seus ginecologistas, anualmente, e realizam exames preventivos. O hábito de se realizar “check-up” preventivos não é uma atitude comum dos homens, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas.
Chegou a hora de rever esse pensamento. Muito homens têm resistência em ir ao médico e acompanhar devidamente a saúde. Porém, é preciso ter atenção, pois existem doenças em homens que, se não forem bem tratadas, comprometem todo o seu bem-estar!
Confira As 10 Doenças que Mais Afetam os Homens:
Doenças cardiovasculares: Infarto, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas e acúmulo de placas de gorduras nas artérias são responsáveis por mais de 30% das mortes no país.
Hipertrofia Prostática: Homem com mais de 50 anos pode ter hipertrofia prostática. Os sintomas são as idas ao banheiro durante a noite, interrupção da urina e dificuldades para fazê-la.
Obesidade: Entre os homens cresce a cada ano de uma forma absurda e é responsável por doenças do coração, gota, apneia do sono, entre outras. A falta de exercícios físicos e a má alimentação prejudicam a vida dos homens.
Andropausa: Começa a aparecer quando o homem chega aos 40 anos, a produção de hormônio começa a cair naturalmente. Leva a fadiga, a disfunção erétil, a perda do desejo sexual e até a depressão.
Tabagismo: É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. É uma das doenças que mais afetam os homens.
Pneumonia: Os homens têm maior probabilidade de morrer por essa doença, não por questões biológicas, mas por comportamentos de risco e de hábitos de vida, mais frequentes nos homens.
Cirrose e Problemas no Fígado: Afetam mais os homens. Cirrose e problemas hepáticos estão diretamente relacionados à alimentação incorreta e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Câncer de próstata: É uma das doenças que mais atingem os homens no Brasil. O câncer de próstata é visto como uma doença genética, mas os maus hábitos podem faze-la aparecer.
Incontinência Urinária: Problema comum em idosos, pode acontecer com homens que fizeram cirurgias para retirada de câncer. Depois dos 45 anos, fazer uma consulta anual.
Varicocele: É semelhante às varizes, é um dilatamento das veias, mas das veias dos testículos. Além de dor o problema pode ocasionar infertilidade e para curar só recorrendo a uma cirurgia.