No dia 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico. A escolha da data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem à São Lucas. As comemorações do Dia do Médico são uma forma de o público reconhecer e homenagear o trabalho daqueles profissionais que dedicam suas vidas ao bem-estar e à minimização do sofrimento dos pacientes. Sendo assim, este é um dia simbólico para nos lembrar de agradecer a cada médico que cuida de nós pelo seu sacrifício e dedicação. Além disso, esta data nos lembra a importância de cuidarmos regularmente da nossa saúde e mantermos acompanhamentos médicos regulares. Você é uma daquelas pessoas que só vai ao médico quando não se sente bem? Então, é hora de rever esse hábito! Listamos alguns motivos para que você entenda a importância do acompanhamento médico, mesmo se você não tiver nenhum sintoma. Confira!

Descoberta precoce de doenças

A única maneira de detectar os sintomas em um estágio inicial sem sintomas é por meio de monitoramento médico constante e exames regulares. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura e também a qualidade de vida. Por exemplo, um ataque cardíaco ou derrame pode acontecer repentinamente. No entanto, por meio de acompanhamento médico e check-ups regulares, sinais e fatores de risco evitáveis e tratáveis, como hipertensão e colesterol alto, podem ser previstos.

Evita autodiagnóstico e automedicação

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 40% dos brasileiros usam atualmente a Internet para o autodiagnóstico médico. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o autodiagnóstico pode levar à automedicação, o que pode ocasionar alguns problemas, como: ● Atraso no diagnóstico correto; ● Efeitos colaterais ou interações medicamentosas; ● A condição de saúde sofre uma piora. O acompanhamento médico durante a fase de diagnóstico da jornada do paciente é muito importante para garantir a saúde do mesmo. Portanto, é importante informar e atender as pessoas de forma eficaz. Além disso, o paciente deve sempre retornar ao médico para verificar a necessidade de troca de medicamentos ou realização de novos exames.

Avaliação do histórico médico

Por exemplo, se o paciente tem histórico familiar de certas doenças, como câncer, hipertensão ou distúrbios do sono, é importante informar um médico de confiança. Isso facilita o monitoramento da saúde individual. Ter um histórico médico atualizado ajuda a marcar consultas médicas para obter um diagnóstico preciso. Além disso, ao permitir que os médicos centralizem as informações, assim como os pediatras com crianças, os adultos agora contam com um profissional de confiança que pode analisar as questões de saúde como um todo. Além disso, o paciente deve se lembrar de guardar os exames que já realizou e levá-los para a consulta. Assim, os médicos podem sempre comparar exames antigos com novos e acompanhar a evolução das condições de saúde e possíveis doenças. Não coloque sua saúde em segundo plano, agende suas consultas e exames com frequência.