No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum, correspondendo por mais de 28% de todos os casos de câncer no país. Nele, são identificados diferentes estágios de evolução e, se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de recuperação são altas. É por isso que o mês de Outubro é dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. A importância dessa conscientização emerge quando se confirma que muitos casos ainda são diagnosticados em estágios avançados da doença, quando o tratamento se torna mais complexo. Para facilitar o entendimento do assunto, preparamos um infográfico com algumas informações importantes, confira a seguir.

1 a cada 4

mulheres diagnosticadas com câncer no mundo tem câncer de mama.

66.280

é o número de novos casos de câncer de mama estimados para o Brasil até 2022.

Diagnóstico precoce


95% de chance

Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo.

Autoexame

80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas.

Mamografia

Esse exame pode indicar a presença do câncer e deve ser feito regularmente por todas as mulheres.

Prevenção

-Praticar atividade física regularmente -Alimentar-se de forma adequada e balanceada -Manter o peso corporal ideal -Evitar consumo excessivo de bebida alcoólicas -Amamentar

Vamos juntas nessa?

Com a melhora nos casos de contaminação da COVID-19 houve a retomada das “Carretas da Mamografia” que realizam gratuitamente o exame preventivo. Desde o dia 8 de setembro, os veículo do programa estadual Mulheres de Peito já circulam pelo estado de São Paulo. Vale ressaltar que para realizar o exame não é necessário pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, basta apresentar o RG e cartão SUS para ser atendida. Caso sejam detectadas alterações no exame, a paciente será encaminhada a um serviço de referênciaSUS para realizar exames complementares, e seguir o tratamento conforme a particularidade de cada caso.