No entanto, para alcançar esse resultado e otimizar a gestão das atividades, é necessário ter um bom entendimento dos fatores que influenciam a produtividade das empresas. Dessa forma, é possível ir além de uma análise baseada apenas no lucro bruto.
O que é a produtividade no ambiente de trabalho?
É a capacidade de realizar o maior número possível de entregas para a empresa, no nível de qualidade esperado, com o mínimo de recursos. Isso significa otimizar a produção organizando tarefas, definindo metas, automatizando atividades, evitando interrupções, entre outras atividades.
Para algumas organizações, produtividade é simplesmente sinônimo de pressa: quanto mais entregas um colaborador faz, mais produtivo ele é. No entanto, a eficiência não deve perder sua relação com a qualidade da produção, que deve atender aos requisitos da companhia.
Como diminuir os indicadores que afetam a produtividade
Entender a causa raiz do problema é imprescindível, mas é preciso ir além e apresentar soluções que garantam melhores indicadores. Aqui estão algumas dicas para solucionar problemas com a produtividade.
Organização e planejamento
O planejamento pode ajudar com outro problema, a organização. Ao projetar, é possível focar na produção e definir objetivos claros, processos e responsáveis.
Por meio do planejamento, são traçadas metas para que tenha controle se elas estão sendo alcançadas e quais ações podem ser implementadas para realizar melhorias. Organizar suas atividades antes de colocá-las em prática evita maus resultados e perdas.
Foco
Análise e acompanhe os principais sinais de baixa produtividade para que seu ponto focal possa ajudar a esclarecer o que precisa ser feito e para onde a empresa deseja chegar. Para não perder o foco, é importante definir suas prioridades e cumpri-las.
Limitações internas
A baixa produtividade também pode ser resultado de uma má gestão, e as limitações internas devem ser eliminadas. Para superar essa barreira, é necessário realizar uma auditoria para identificar quaisquer lacunas que possam ser trabalhadas.
Feito isso, é importante traçar um plano de ação e acompanhar os resultados. É aconselhável que os números fiquem visíveis no quadro para que todos possam acompanhar e participar das mudanças.
Capacitação
Se a força de trabalho não for devidamente treinada, não será capaz de corresponder às expectativas. Capacitar os colaboradores fazem com que eles entendam a importância do trabalho e qual processo devem seguir.
Uma vez preparados, eles podem executar tarefas e superar barreiras com mais facilidade. Para contornar a baixa produtividade e ajudar a fazer as coisas, é uma boa ideia usar quadros de avisos com instruções que possam ajudar seus colaboradores em caso de dúvida.
Motivação
Cada membro da equipe precisa entender a importância de seu trabalho e a contribuição para a empresa e os colegas. Gestores e RH precisam trabalhar juntos para valorizar o capital humano e recompensá-lo de alguma forma, como por exemplo, através de benefícios estratégicos, como um programa voltado para cuidados com a saúde do colaborador, onde ele se sinta à vontade para falar sobre suas emoções, conflitos e dificuldades pessoais ou até mesmo sobre o trabalho.
Isso porque, assim como outros problemas de saúde, os conflitos e dificuldades podem tornar o indivíduo incapaz de realizar atividades normais ou até mesmo trabalhar, afastando o colaborador do trabalho, o apoio e direcionamento assertivo pode prevenir ou reduzir estas situações.
Nos da Social Consultoria podemos te apoiar nessas situações, através do atendimento realizado ao colaborador pelos especialistas das áreas de Psicologia, Social, Jurídica e Financeira.
Cuide de seu negócio, nos cuidamos dos seus colaboradores”
Para saber mais e começar a promover atividades voltadas para prevenção e manutenção da produtividade no ambiente de trabalho, temos soluções que ajudarão a solucionar e apoiar seu capital humano de trabalho.