A função de um líder de uma empresa é multidisciplinar, pois ela não se resume a apenas garantir que metas sejam cumpridas. Um bom líder também deve se empenhar para aplicar medidas e ações que tornem o ambiente e a cultura da empresa algo positivo para todos. Uma tarefa que nós, do RH, sabemos que exige um trabalho diário para ser cumprida com sucesso. Mas qual seria o ponto de partida para que consigamos alcançar tal objetivo?
A resposta para essa pergunta está em uma palavrinha simples, mas que é carregada de muitos significados: bem-estar! Seu colaborador precisa estar feliz e se sentir realizado em diferentes aspectos de sua vida. E você, pode e deve apoiá-lo para que ele alcance esse estado de bem-estar amplo em sua vida. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia que analisou a importância da felicidade no trabalho concluiu que os colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 3 vezes mais criativos e vendem 37% mais.
Antes de tudo, é preciso ter em mente quais são as frentes que compõem o bem-estar de um ser humano:
– Bem-estar no trabalho: quando há um ambiente de trabalho agradável e positivo para todos, afinal, é lá que as pessoas passam grande parte do seu tempo de vida;
– Bem-estar social: quando se possui laços sociais fortes com pessoas, tanto com colegas de trabalho como na vida familiar;
– Bem-estar econômico: conseguir seu sustento, gerenciando suas finanças e maximizando a eficiência de seu dinheiro;
– Bem-estar físico: quando há energia e saúde física para participar de diferentes atividades;
– Bem-estar espiritual: nesse quesito, é importante que se sintam conectados com a comunidade ao seu redor.
Dê o primeiro passo
O primeiro passo do gestor que se empenha em trazer essa qualidade de vida aos seus colaboradores, é observar se essas esferas de bem-estar têm sido atendidas de forma satisfatória e tentar ampliar esses pontos dentro da empresa. Afinal, um colaborador engajado e motivado se torna mais produtivo.
Para entender melhor em que estágio sua empresa está no quesito “clima motivacional”, você pode tentar aplicar um teste para identificar possíveis erros e acertos de gestão.
Ambiente ideal
Em seguida, observe se o ambiente de trabalho no qual estão inseridos seus colaboradores trazem bem-estar em diferentes níveis. Objetos, cores, design, limpeza, segurança, enfim, tudo influencia.
Invista na equipe
Outro questionamento importante que deve ser feito é: você desenvolve seus profissionais? Investe nos seus talentos com cursos e planos de desenvolvimento? Tenta obter feedbacks deles?
Papel do líder
O líder da empresa se mostra entusiasmado com o crescimento geral da sua empresa e colaboradores? Se empenha para intermediar conflitos que possam existir entre colegas? A postura das lideranças são peças-chave para o sucesso do trabalho realizado pelo RH.
Programas de Apoio
Há incentivo ou programas de bem-estar implementados? Neles, é possível cuidar da saúde do colaborador como um todo, tanto física como emocional, e prevenir problemas como depressão, estresse e até a Síndrome de Burnout, que tem preocupado organizações pelos altos índices que apresenta.
Nós, da Social Consultoria, somos uma Consultoria Especializada em Serviço Social, humanizada, inclusiva e tecnológica, com mais de 24 anos de atuação em âmbito Nacional, desenvolvendo ações e soluções de acordo com a cultura e necessidade do cliente. E entre as soluções que oferecemos aos nossos parceiros, temos um Programa de Apoio ao Colaborador que tem como propósito auxiliar empresas no atendimento de seus colaboradores e dependentes legais nas questões biopsicossociais que afetam direita ou indiretamente a qualidade de vida e/ou o ambiente organizacional.
Comece já a planejar e organizar formas de promover melhorias no ambiente da sua empresa e no bem-estar de sua força maior: seus colaboradores.
Há sempre algo para ser feito. Estamos à disposição para ajudá-los, preencha o formulário abaixo que a nossa equipe de especialistas irá entrar em contato.